< Voltar

NotíciasAdicionar ao favoritos

Costura Criativa

Aprenda a fazer este lindo porta-papel higiênico. É fácil!

 Criação: Flávia Brandão Bilatto

Fotos: Fernanda Venâncio

 

Materiais:

Base de corte

Tesouras para papel e tecido

Cortador

3 botões médios, sendo dois pretos e um com desenho de coruja

Papel-cartão

Retalhos de tecido (com duas estampas diferentes, mas que sejam harmoniosas)

Tecido de algodão branco estampado (para os olhos)

Máquina de costura

Linha de costura branca

Manta acrílica R2 (58 x 17 cm)

Linha Mouline para bordar (a cor deve ser de acordo com a estampa do tecido)

Tic-tac

Sisal decorativo

Molde de coruja

 

 

1. Em cima da base de corte, com a caneta, risque o contorno da coruja no verso do tecido estampado. Atenção: o tecido deve estar dobrado, devendo riscar no verso do tecido. Faça o mesmo procedimento no tecido com outra estampa.

 

2. Com a tesoura, recorte no risco. Dica: alfinete os tecidos para não criar movimento entre os mesmos no momento da costura. Recorte a outra peça de estampa diferente. Reserve as peças.

 

3. Em cima da base de corte, com o cortador, corte a manta acrílica no formato 58 cm x 17 cm.

 

4. Com a caneta, risque as asas, o bico e os olhos da coruja no termocolante, deixando 0,5 cm de margem. Com a tesoura, recorte os moldes no termocolante.

 

5. Com o ferro em temperatura morna, sobreponha o termocolante em cima do verso do tecido e passe a ferro. Faça esse mesmo procedimento com todas as peças, assim como mostra a imagem.

 

6. Com as mãos, retire a película do termocolante e aplique o tecido em cima do corpo da coruja (tecido maior). Faça isso com as asas, o bico e os olhos da coruja.

 

7. Com a linha Mouline e a agulha, faça o caseado ao redor dos tecidos aplicados.

 

8. Com a linha preta e a agulha, pregue os botões como os olhos da coruja. Com a caneta apagável, risque os cílios de cada olho. Com a linha preta, borde os cílios.

 

9. Sobreponha o tecido com a parte dos tecidos aplicados para cima sobre a manta. E sobre o tecido com os desenhos aplicados, sobreponha o outro tecido estampado. Atenção: os tecidos ficam frente com frente.

 

10. Para fazer a alça da peça, com a tesoura, corte uma tira de 5 cm x 28 cm do tecido estampado. Dobre cada lateral do tecido até o centro do mesmo, assim como mostra a imagem. Dobre novamente ao meio e, à máquina, faça uma costura e dobre-a ao meio.

 

11. Posicione a alça dobrada entre os tecidos, deixando a parte dobrada para baixo, assim como mostra a imagem. Alfinete para prender melhor os tecidos.

 

12. Com a caneta, faça uma marcação de 10 cm em cima de um dos tecidos. Nessa marcação, não pode costurar, pois é ela que será a abertura para virar a peça. À máquina, costure as demais partes com um pé de máquina por toda a lateral da peça.

 

13. Com a tesoura, corte os excessos de manta. Faça picos nas partes curvas, a fim de a peça não ficar enrugada. Dica: se quiser, pode recortar com a tesoura de picotar. Assim, você não precisa fazer os picos com a tesoura!

 

14. Pela abertura deixada, desvire a peça. Com a linha e a agulha, faça pontos invisíveis para fechar a abertura.

 

15. Com um molde quadrado de 9 x 9 cm, risque, com a caneta, no tecido com a mesma estampa da asa da coruja. Dobre o tecido ao meio e mais uma vez dobre ao meio, conforme mostra a imagem. Costure à máquina, deixando um lado sem costurar. Desvire o tecido e faça pontos invisíveis para fechar. Com o sisal, faça um laço ao centro.

 

16. Com a linha e a agulha, costure à mão o laço na peça. Feito isso, costure o botão com desenho de coruja no centro do laço. Com o Balancin, coloque um tic-tac na peça logo acima dos olhos. Dica: caso não tenha o Balancin, com linha e agulha, pregue um botão comum.

 

Faça o download do risco da coruja aqui:

 drive.google.com/file/d/1EUcTQ11sp7McmaXoXKQxOlHE2DwOs1Qr/view

 

Ateliê da Flávia

Facebook: Ateliê Flávia

 

Avenida Águas de São Pedro, 338, Vila Paulicéia. São Paulo, SP

 

 

Comentários

Deixe seu comentário:

  • Por favor digite no campo a seguir o texto que aparece distorcido na imagem. Isto é necessário para evitar que vários cadastros sejam criados automaticamente por um programa de computador.

    codigo

Técnica da semanamais sobre isso

Efeito tridimensional com scrap 3D

Efeito tridimensional com scrap 3D Confira essa matéria!

PARA PINTAR E BORDAR

GUIA DE PINCÉIS

GUIA DE PONTOS

Vendo Artesanato
Quem somos Expediente Anuncie Fale com a Redação
Home | Contato | Anuncie | Publicidade | Equipe | Assinaturas | Divulgue o Portal Artesanato Decoração | Artesanato | Yesteen | Corporativo | Buquê de Noiva | Vendo Autos | Loja Online Copyright © 2012 - IBC Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. |