< Voltar

mais / Especial Adicionar ao favoritos

Os destaques da Mega Artesanal 2017

Textos e fotos Aline Ribeiro
Os destaques da Mega Artesanal 2017

Artesãos e artistas plásticos – além de todo o público que ama peças artesanais – tiveram um encontro entre os dias 12 e 16 de julho. O local foi a Mega Artesanal – maior feira de produtos e técnicas de artes e artesanato da América Latina –, que aconteceu na São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5), na capital paulista.

Ao chegar à feira, era possível se deparar com uma infinidade de novidades do universo do artesanato. O feltro foi um dos grandes destaques e esteve presente em bonecas, artigos de decoração e em diversos utilitários. A empresa Feltros Santa Fé inovou com um stand em formato de tenda de circo, onde foram realizados cursos gratuitos. Um verdadeiro show à parte!

 
Como não poderia deixar de ser, Peter Paiva apresentou um stand de encher os olhos e, claro, com muitos sabonetes artesanais e essências! Com cores vibrantes e um aroma inconfundível, nesta edição da Mega, Peter quis mostrar a garra do brasileiro, falando de sonhos e como a arte é capaz de mover o Brasil. O stand era separado por temas; um deles abordou a “monocromia”, toda a decoração e os sabonetes navegaram por tons de branco e rosa. É o provençal brasileiro! Neste espaço, também havia uma árvore de resina que chamou a atenção, pois seus galhos e suas flores ultrapassavam os vidros do stand com muita delicadeza. As frutas também não poderiam faltar, já que é uma das marcas de Peter Paiva. Neste espaço, um pé de laranjeira surpreendia! 



Outro grande destaque da feira refere-se às bonecas de pano. Com diferentes acabamentos, elas roubaram a cena e evidenciaram muitas técnicas, desde o patch das roupinhas até à pintura em tecido dos rostinhos. Uma mais linda do que a outra!

 
Sim, o patchwork continua com tudo! A técnica aparece em diferentes versões: tradicional, apliquê e até no patch décor. Você pode utilizá-lo no quarto do bebê (que é uma grande tendência) e até na mesa do jantar. 
Artigos divertidos – como aventais engraçados para crianças – também recebem a graciosidade do patch.



Ao andar pelos corredores da feira, foi possível se deparar com a “Rua das Artes”, o endereço certo para ficar por dentro das tendências do artesanato. Com respaldo técnico e criativo, foram realizados 3 palcos e 20 vitrines dedicados à arte e ao trabalho de 23 artistas, entre eles Rosana Pardo, Marcelo Darghan, Flavia Terzi, Ana Consentino, Loli Colpa, Vlady e Cristina Luriko.





O mercado de lembrancinhas também foi muito procurado. Afinal, quem não quer presentear os convidados de um casamento ou aniversário, por exemplo, com um pequeno mimo? O stand Tudo para Lembrancinhas estava muito atrativo e trouxe novidades incríveis sobre o tema.



Sim, o Scrap Festa também veio para ficar e foi destaque em mais uma edição da Mega Artesanal. Como é lindo ver a decoração da mesa mesclando doces com forminhas originais de scrap!



Artigos de madeira com acabamento vintage, bonecos feitos de EVA e decoração de Natal também foram pontos altos da feira.


 
Empresas de tradição e conceituadas no segmento também marcam presença na Mega, tais como Toke & Crie (revelando como o Scrap Festa está com tudo!), Janome, Döhler, Singer, Condor, Arte Fácil, EVA e EVA Tecidos, True Colors e Scrap Brasil.


Já na área de Comércio, foi possível conferir as novidades da Casa da Arte, do Ateliê do Vlady, da Aquarela Papéis, da Art & Montagem e de mais 90 empresas que ocuparam apenas este espaço. Na feira, ainda havia o Espaço Patchwork, o Espaço Ateliê, a Praça do Artesão e os locais destinados à “Confeitaria & Festa” e ao “Corte & Costura”. 
 
 
Sim, durante os cinco dias de Mega Artesanal aberta ao público, foi possível ter a certeza que o artesanato está com força total e merece ser cada vez mais valorizado. Seja como hobby, terapia ou como fonte de renda, a criatividade do artesão brasileiro é incomparável! 

 

Comentários

Deixe seu comentário:

  • Por favor digite no campo a seguir o texto que aparece distorcido na imagem. Isto é necessário para evitar que vários cadastros sejam criados automaticamente por um programa de computador.

    codigo

Técnica da semanamais sobre isso

Porta-trecos de scrap composê

Porta-trecos de scrap composê Confira essa matéria!

PARA PINTAR E BORDAR

GUIA DE PINCÉIS

GUIA DE PONTOS

Vendo Artesanato
Quem somos Expediente Anuncie Fale com a Redação
Home | Contato | Anuncie | Publicidade | Equipe | Assinaturas | Divulgue o Portal Artesanato Decoração | Artesanato | Yesteen | Corporativo | Buquê de Noiva | Vendo Autos | Loja Online Copyright © 2012 - IBC Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. |