< Voltar

Linhas / Tricô Adicionar ao favoritos

Casaco de tricô

Criação: Maria de Lourdes Mareth para a Coats Corrente | Execução: Mércia Maria Dias para a Coats Corrente
Invista em suas habilidades com linhas e agulhas para arrasar com modelos para os dias frios
Casaco de tricô

Blusa marrom com trança e capuz (Cisne Atena)

Materiais utilizados:
• 10 novelos Cisne Atena (nov. de 100 g) na cor marrom-clara (8097)
• agulha para tricô Corrente Milward nº 7
• agulha Tapestry Corrente Milward nº 18 para as costuras
• 7 botões

Tensão do ponto: 10 x 10 cm = 11 pontos x 16 carreiras (medidos sobre o p.m.)

Abreviaturas e pontos empregados: meia (m.); tricô (t.); junto (j.); laçada (laç.); casa para o botão – 2 p.j., laç.; ponto de barra 2/2 – 2 m., 2 t.; p.m. – direito em m., avesso em t.; aumento – trabalhe 1 t. e 1 m. no mesmo ponto de base; mate simples – tire 1 ponto sem fazer em m., 1 m., derrube o ponto sem fazer sobre o p.m.; motivo de trança – acompanhe o diagrama.

ATENÇÃO: para baixar o diagrama e o esquema da peça, clique no item "baixar molde/ gráfico" abaixo do passo a passo.

Como fazer:
Costas – na agulha, monte 66 pontos e trabalhe 7 cm no ponto de barra 2/2. Continue o trabalho do seguinte modo: 1ª carreira: 1 aumento no 1º ponto de base, 14 m., 1 mate simples, 34 pontos no motivo de trança acompanhando o diagrama, 2 p.j. em m., 14 m., 1 aumento no último ponto de base. 2ª carreira e todas as pares: trabalhe acompanhando os pontos da agulha, m. sobre m. e t. sobre t.. 3ª carreira: 1 t., 1 aumento no 2º ponto de base, 13 m., 1 mate simples, 34 pontos no motivo de trança, 2 p.j. em m., 13 m., 1 aumento no próximo ponto e termine a carreira com 1 t.. 5ª carreira: 2 t., 1 aumento no 3º ponto de base, 12 m., 1 mate simples, 34 pontos no motivo de trança, 2 p.j. em m., 12 m., 1 aumento no próximo ponto e termine a carreira com 2 t.. Continue o trabalho deste modo, aumentando os pontos em t. e diminuindo os pontos em m. nas carreiras do lado direito do trabalho até arrematar todos os pontos em m.. A 42 cm desde o início, arremate nos 2 lados, a cada 2 carreiras para a inclinação das cavas raglã, 1 vez 2 pontos e 14 vezes 2 pontos. Continue o trabalho até completar as medidas do esquema e deixe os pontos à espera em uma agulha auxiliar.

Frente direita – na agulha, monte 24 pontos e trabalhe 7 cm no ponto de barra 2/2. Continue o trabalho no p.m. e a 42 cm desde o início, arremate na lateral esquerda para a inclinação das cavas raglã, a cada 4 carreiras, 1 vez 2 pontos e 10 vezes 1 ponto. Continue o trabalho até completar as medidas do esquema e deixe os pontos à espera em uma agulha auxiliar.

Mangas – na agulha, monte 38 pontos e trabalhe 2 carreiras em t.. Continue o trabalho sobre os 34 pontos centrais no motivo de trança, acompanhando o diagrama, e trabalhe os pontos das laterais no p.m., aumentando nos 2 lados, a cada 10 carreiras, 5 vezes 1 ponto. A 48 cm desde o início, arremate nos 2 lados, a cada 2 carreiras para a inclinação das cavas raglã, 1 vez 2 pontos e 7 vezes 1 ponto. Continue o trabalho no ponto de barra 2/2 sobre os pontos restantes até completar as medidas do esquema e deixe os pontos restantes à espera em uma agulha auxiliar.


Montagem e acabamento: una as laterais, frente e costas, feche as mangas e pregue-as ao redor das cavas.

Capuz – coloque todos os pontos que ficaram à espera em uma só agulha e continue o trabalho no motivo de trança sobre os 34 pontos centrais das costas e os pontos das laterais no p.m.. A 24 cm desde o início do capuz, arremate os pontos em m. das laterais do motivo central e continue o trabalho sobre os 34 pontos centrais mais 30 cm, e arremate todos os pontos de uma só vez.
Una as laterais do motivo de trança com as laterais do p.m. para a formação do capuz.

Transpasse frente direita – iniciando na ponta da barra direita até o centro do capuz, levante 152 pontos distribuídos uniformemente e trabalhe 3 cm no ponto de barra 2/2, fazendo na 3ª carreira, 7 casas para os botões a espaços regulares. Trabalhe igual para o transpasse da frente esquerda, iniciando do centro do capuz para a barra e sem as casas. Una as laterais dos transpasses no centro do capuz com 3 pontinhos e pregue os botões.

Comentários

  • tamben gostaria de saber para que tamanho e a blusa marrom com trança e capuz,obrigado valeu.
    helia 27/07/2014 às 21:13
  • Adorei a receita do Blusa marrom com trança e capuz (Cisne Atena), mas não consta para qual tamanho (p, m, g? ) que a receita é direcionada. Fico no aguardo de resposta.
    Patricia R. Maidana 28/05/2014 às 17:56
  • Gostei muito do casaco e do site, principalmente da barra sobre reciclagem e tricô,sou apaixonada pelas duas técnicas.Gostaria que o site também ensinace a técnica da cestaria,que também gosto muito. Parabéns pelo trabalho e obrigada,pois eu passei dias procurando um site de artesanato com trico e reciclagem. Continuem assim,beijos,Beatriz.
    Beatriz Kath da Silva Ribeiro 29/07/2013 às 16:42

Deixe seu comentário:

  • Por favor digite no campo a seguir o texto que aparece distorcido na imagem. Isto é necessário para evitar que vários cadastros sejam criados automaticamente por um programa de computador.

    codigo

Técnica da semanamais sobre isso

Scrapbooking para customizar

Scrapbooking para customizar Confira essa matéria!

PARA PINTAR E BORDAR

GUIA DE PINCÉIS

GUIA DE PONTOS

Vendo Artesanato
Quem somos Expediente Anuncie Fale com a Redação
Home | Contato | Anuncie | Publicidade | Equipe | Assinaturas | Divulgue o Portal Artesanato Decoração | Artesanato | Yesteen | Corporativo | Buquê de Noiva | Vendo Autos | Loja Online Copyright © 2012 - IBC Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. |